segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Nasce em Minas Gerais o primeiro Clone da Raça Guzerá

Clone de Homenagem AM

Nasceu em Minas Gerais, com 34 quilos, o primeiro clone de um animal da raça Guzerá no mundo. A bezerra apresenta conformação física perfeita e ótimo desenvolvimento. Após 52 dias do nascimento, já está com 78 kg. (foto 1).  A matriz Homenagem AM (foto2), de propriedade dos criatórios Guzerá Villefort e Guzerá AM, ainda está viva com 21 anos e foi escolhida para fornecer o material nuclear pela sua importância na raça. A técnica de transferência nuclear foi feita no laboratório do Cenatte Embriões.

“Homenagem AM teve pouca oportunidade de ter filhos e, por isto, está sendo clonada”, informa Virgílio Villefort, que tem 50% de suas cotas e 80% do Clone. Ela ficou muitos anos sendo criada a pasto, no Rio Grande do Norte, gerando apenas um filho por ano, e, ainda assim, é mãe, avó ou bisavó de 80% dos animais que fizeram 1º ou 2º lugares, este ano e no ano passado, na Expozebu de Uberaba, a maior feira de Gado Zebu do planeta, segundo levantamento feito por Virgílio Villefort.

Acasalada com quatro touros diferentes, foi mãe de quatro grandes reprodutores Campeões: Signo AM, Lagedo AM, Marquês AM e Embaixador FP, o que demonstra a capacidade de imprimir a sua genética nos descendentes. “Seus filhos e netos também continuam transmitindo suas qualidades”, afirma Francisco Assis Melo, que também é proprietário de 50% da Homenagem AM e 20% do clone. “Não existe hoje no Brasil um animal da raça guzerá que tem uma descendência tão rica em animais premiados sucessivamente, por várias gerações”, informa.

Descendência
A Homenagem AM é avó da Madre S, atual recordista Mundial de Peso entre todas as raças zebuínas com prenhez confirmada (pesagem oficial da ABCZ) e de animais premiados como Dina S, que foi Grande Campeã Nacional 2002, Bi-Campeã Nacional Progênie Expozebu Uberaba 2007/2008 e Melhor Matriz do Ranking 2007/2008; e a Hematita EB da Ipê, Grande Campeã Expozebu Uberaba 2009, ambas do plantel Guzerá Villefort. Homenagem AM transmitiu sua herança genética também para a atual Grande Campeã Expozebu Uberaba 2011 (Eloise FIV TIR), para a Campeã do ano passado (Inflação da J. Natal) e várias outras campeãs. “Os seus descendentes premiados são tantos que é quase impossível quantificar”, ressalta Assis Melo.

Novos Clones
Doadora do material nuclear
O criatório Guzerá e Gir Villefort tem ainda outros projetos de clone. Já retirou material nuclear da doadora da raça Guzerá, Dina S (neta de Homenagem AM) e da doadora Gir Leiteiro, Celeuma Villefort. Esta última morreu prematuramente e, segundo informações do assessor Técnico em Gir Leiteiro, Luiz Ronaldo de Oliveira Paula, na primeira lactação já estava entre as 5 melhores vacas gir leiteiro do Brasil, com 16.364 kg de leite ajustado à idade adulta, medição de apenas 282 dias, que não pôde ser concluída.  Estes dois animais também não tiveram oportunidade de reproduzir, justificou Virgílio Villefort.

ATENDIMENTO À IMPRENSAPec Press - Imprensa Agropecuária
Adilson Rodrigues – Jornalista Responsável (Mtb 52.769)
Robson Rodrigues – Coordenação e Atendimento
Telefones: 55 11 3876-8648 / 55 11 8642-8773

Nenhum comentário:

Postar um comentário