sábado, 14 de abril de 2012

OVINOCULTURA
Leilão Virtual de Matrizes Dorper Campo Verde repassa genética superior a 14 estados brasileiros

Compromissada em disseminar a melhor genética das raças Dorper e White Dorper, a Fazenda Campo Verde, de Jarinu (SP), que possui uma das maiores reservas de genética sul-africana em todo o mundo, promoveu recentemente o maior leilão de fêmeas dessas duas raças no Brasil. O Leilão Virtual de Matrizes Dorper Campo Verde, realizado em 11 de abril, pelo Canal Terra Viva, contou com a venda de 60 ovelhas e 26 reprodutores, com destaque a comercialização inédita de lotes duplos. Vinte criadores disputaram os lotes, respondendo pelo faturamento de quase R$ 236 mil. Esse foi o segundo evento comercial da cabanha em 2012.

A Campo Verde calcula que participaram selecionadores de regiões tradicionais na criação de ovinos, como Ceará, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Paraíba, além de estados fiéis a outras atividades agropecuárias, como Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Também houve lances de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Paraná. Nas contas gerais, a média do remate ficou cotada a R$ 2.740,47 por animal.

Segundo o responsável de vendas da propriedade, Lucas Heymeyer, esse foi um dos leilões mais consistentes já realizados pela cabanha, pelo volume de ovelhas 100% sul-africanas e também pela qualidade dos animais. “Já faz um tempo que queríamos vender fêmeas em lotes duplos, e de excelente qualidade, aumentando assim o acesso dos criadores à melhor genética, eximindo-os dos riscos e incertezas dos processos de importação. Os resultados demonstraram que o mercado soube aproveitar a oportunidade em adquirir opções de vários acasalamentos”, argumenta.

Além da possibilidade de obter animais superiores a preços de mercado, outro atrativo do leilão foi a venda de matrizes prenhes, em sua maioria. O engenheiro-agrônomo Carlos Vilhena Vieira explica que algumas fêmeas vazias com índices genéticos acima da média foram comercializadas propositalmente. “Dessa forma, o cliente pode optar por fazer os acasalamentos que melhor lhe convém. Nestes cinco anos de projeto, criamos um plantel de 1.500 animais a partir da importação de mais de 5.000 embriões dos melhores cruzamentos na África do Sul. Nesse evento oferecemos a mesma genética que utilizamos em nosso programa de seleção”, comenta, ressaltando que a propriedade abriu mão, inclusive, de progênies diretas de acasalamentos sul-africanos consagrados.

Importações ainda suspensas – A Campo Verde é a propriedade que detém as linhagens sul-africanas mais modernas do país e faz questão de colocá-las à disposição dos criadores em seus leilões. Desde julho de 2010 as importações da África do Sul estão suspensas, devido a um surto de Rift Valley, enfermidade que acomete ovinos caprinos e bovinos, causando aborto, perda de apetite e mortalidade de animais jovens.


 Saiba mais:



Pec Press - Imprensa Agropecuária
Adilson Rodrigues – Jornalista Responsável (Mtb 52.769)
Robson Rodrigues – Coordenação e Atendimento
Telefones: (11) 3717-5639 / 3876-8648 / 8642-8773

Nenhum comentário:

Postar um comentário