sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


PECUÁRIA DE CORTE
Maior evento da pecuária mundial chega a 13ª edição
Esse é o Megaleilão 10.013 da Estância Bahia, que ocorre em três etapas, assim como no ano passado.
Indicado entre os 100 empreendedores mais influentes do agronegócio brasileiro, Maurício Tonhá, do Grupo Estância Bahia, já preparou tudo para seu tradicional megaleilão de gado, o maior da pecuária mundial. O Megaleilão 10.013 da Estância Baia ocorrerá em três etapas, a começar por Água Boa/ MT, no dia 20 de abril. No dia 12 de maio, o circuito se estende para Britânia/GO, e no dia 18 retorna para Mato Grosso, só que na capital Cuiabá. Os pregões ocorrem a partir das 12h, com transmissão pelo Canal Terraviva.
Como de praxe, a meta é leiloar 10.013 bovinos de cria, recria e engorda em cada uma das etapas, mas a possibilidade de novos recordes não está descartada. Balanço das edições anteriores mostram superações consecutivas, com volume quase quatro vezes maior que o anunciado. "Poderíamos vender até dez vezes mais e, mesmo assim, seria um número insignificante, pelo tamanho e força de nossa pecuária. Se esses recordes ocorreram foi porque cada vez mais pecuaristas decidiram participar dessa história", explica.
No ano passado, por exemplo, a etapa de Água Boa, onde é vendida a maior quantidade, 40.941 foram apregoados em pouco mais de sete horas, 230 a mais que em 2011. Mesmo não havendo recordes individuais, um crescimento é esperado com a extensão do circuito para Britânia/GO. O leilão será promovido no recinto Lago dos Tigres, em parceria com a Associação dos Produtores do Vale do Araguaia (Aprova), formada por mais de 100 pecuaristas. "Novamente essa grande vitrine evidenciará uma das pecuárias mais produtivas e tecnificadas do Brasil", diz Marcelo Marcondes, presidente da entidade.
Como de costume, pela sétima vez, Cuiabá, a capital mato-grossense, encerará a temporada, reunindo animais de aproximadamente 50 fazendas e os principais confinadores do Estado. Na edição de 2012, cerca de 1.500 pecuaristas prestigiaram o evento e mais de 24 mil bois foram negociados, 1.175 a mais que em 2011.
Totalizando todas as etapas, o último circuito recebeu mais de 4.000 pessoas, entre empresários, pecuaristas e políticos. Quase 72 mil animais foram ofertados, movimentando mais de R$ 60 milhões.
História de sucesso – A primeira edição do Mega Leilão aconteceu em 2001, em comemoração aos 10 anos de atividade da Estância Bahia nos leilões rurais. Maurício Tonhá relembra que naquele ano anunciou a realização de um pregão com 10.000 animais, sendo até chamado de “picareta” por um criador. Em resposta, disse: “Se você não acredita, faço questão de fretar um avião para que você possa assistir ao evento. E digo mais, agora não serão dez mil animais e, sim, 10.001”.
O desejo em superar a marca resultou em nada menos que 12.861 animais comercializados e, de lá para cá, os números exponenciais não pararam de crescer. A cada ano um novo recorde surgia e, ao mesmo tempo, aumentava o desejo dos pecuaristas em fazer parte dessa história. Hoje, além de realizar os maiores leilões do planeta, a Estância Bahia detém um moderno sistema de armazenagem de grãos, investe na criação de alevinos, presta serviços na produção e colheita de silagem, . Possui até um programa de TV na grade do Terraviva: a Central de Negócios.
=> Cadastro e Lances: (66) 3468-6600 ou (65) 2121-6700
www.estanchabahia.com.br

INFORMAÇÕES:
Pec Press® - Imprensa Agropecuária
Adilson Rodrigues – Jornalista Responsável (Mtb 52.769)
Robson Rodrigues – Coordenação e Atendimento
Telefones: (11) 3876-8648 / (11) 8642-8773

Nenhum comentário:

Postar um comentário